Saturday, September 15, 2007

Os livros


A maria_arvore sugeriu-me a selecção dos 10 livros que ajudaram a estruturar esta que hoje sou.

Antes de os enumerar tenho de dizer uma coisa que não é exclusiva do meu sentir: os livros marcam-nos consoante a idade que tínhamos quando os lemos, havendo alguns relativamente aos quais nos perguntamos, uns anos depois, "como foi possível que eu tivesse lido aquilo"? Por outro lado, deve ser difícil a cada um de nós eleger apenas dez...

Aqui vão aqueles de que mais me lembro...

1. A Náusea, de J. P. Sartre, lida por volta dos 14-15 anos, quando me perseguiam as primeiras crises existenciais, ainda antes de certos pensamentos terem nome;
2. A um Deus desconhecido, de J. Steinbeck, pela mesma altura, quando procurava desesperadamente entender a crença e incorporá-la;
3. O Doutor Jivago, de B. Pasternak, há muitos anos, porque já me interessava pela História mas sobretudo pela surpreendente entrada no labirinto dos sentimentos;
4. Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes, numa altura em que ainda não sabia que o neo realismo era literatura datada; apenas lhe sentia o gosto, acompanhado pelo sentimento de revolta;
5. As Brumas de Avalon, de M. Zimmer Bradley, a alimentar-me as fantasias...
6. O Nome da Rosa, de Umberto Eco, em leitura compulsiva, num fim de semana em que até me esqueci dos filhos...
7. A Obra ao Negro, de M. Yourcenar, como testemunho exímio de uma época, escrito com o coração e com o saber de uma das melhores escritoras de todos os tempos;
8. Era bom que trocássemos algumas ideias sobre o assunto, de Mário de Carvalho, numa feliz descoberta de uma poderosa arte irónica;
9. A Costa dos Murmúrios, de Lídia Jorge, construção ficcional perfeita, o romance dentro do romance e a vida vista por dentro e por fora, com a inversão de todas as regras como caminho necessário à escrita de uma obra-prima; e depois também O Cais das Merendas, O dia dos Prodígios, O Vale da Paixão e mais recentemente Combateremos a Sombra. Escrita indispensável ao meu crescimento literário; mas também visão crua, farpa infalível cravada na realidade que não escapa aos olhos e ao coração.
10. A Casa e o cheiro dos Livros, de Maria do Rosário Pedreira, poesia para ler a toda a hora;
... e todos os livros daquela poesia que me enche a alma...


... e agora? Onde ponho os Eças, particularmente Os Maias e A correspodência de Fradique Mendes, numa analogia perfeita com os nossos dias. E o Fernando Pessoa? E os outros?


E agora passo o desafio a todos os que gostam de livros...


9 comments:

Nilson Barcelli said...

Também li esses livros, quase todos...
Para além dos "obrigatórios"...
Bfs, beijinhos.

mfc said...

Fico contente por ter lido metade dos teus livros de cabeceira!

Erecteu said...

Bela escolha de autores e obras.
Na verdade é tarefa dificil a escolha limitada.

Claudia Sousa Dias said...

Tens muito bom gosto...

Beijo grande


CSD

Fatyly said...

Para além dos obrigatórios, li cinco dos que referes e hoje já tentei ler alguns dos obrigatórios e não consigo:)

Carlos Azevedo said...

As dez coisas que em dez livros são cem; vou usar a ideia como forma de regressar em linha

Maria Arvore said...

Desculpa-me o atraso tão contrário à tua rapidez mas valeu a pena saber que lemos os mesmo livros. :)
Confesso é que no Doutor Jivago nunca toquei, shame on me.

José Manuel Dias said...

Livros que lemos e permanecem vivos na nossa memória...Abraço

Toze said...

Gostei muito deste teu post em que a Maria te desafiou. Pena é que nenhum dos comentários, tenha aceite o teu desafio !!!

Vou-te roubar o post !

Tenho uma enorme dificuldade em escolher os 10. Mas a verdade também, é que nenhum livro me ajudou a estruturar aquele que hoje eu sou !!!

E leio bastante Elipse !!!

Um Beijo