Glórias... as da permanência no Índico, à força de guerras sangrentas para saquear a pimenta e as outras mercadorias que vinham para enriquecer a corte.
E as do futebol... nos sonhos.
Bandeiras... os estandartes exibidos na frente das batalhas contra os mouros no Norte de África, em razão da razão divina.
E as mais belas... nos estádios.
Arte... a de furtar. Nossa, muito nossa.
"As artes, dizem seus autores que são emulações da natureza; e dizem pouco, porque a experiência mostra que também lhe acrescentam perfeições. Deu a natureza ao homem cabelo e barba, para autoridade e ornato; e se a arte não compuser tudo, em quatro dias se fará um monstro. Com arte repara a mulher as ruínas que lhe causou a idade, restituindo-se de cores, dentes e cabelo, com que a natureza no melhor lhe faltou. Com arte faz o escultor do tronco inútil uma imagem tão perfeita que parece viva. Com arte tiram os cobiçosos, das entranhas da terra e do centro do mar, a pedraria e metais preciosos, que a natureza produziu em tosco e, aperfeiçoando tudo, lhes dão outro valor. (...) Não perde a arte seu ser por fazer mal (...) e tal é a arte de furtar (...) que é ciência verdadeira, porque tem princípios certos e demonstrações verdadeiras para conseguir seus efeitos. (...) E se os ladrões não tiverem arte busquem outro ofício por mais que a este os leve e ajude a natureza."
Anónimo (do séc XVII), Arte de Furtar
Não tenho espaço para os exempos possíveis, mas esta notícia lembrou-me muitas outras situações em que este país parece uma coisa desfocada, quase sem existência, ou reconhecendo a sua incapacidade nas opções que toma, como é o caso daquela que leva a Badajoz as mães portuguesas para terem filhos no outro lado da fronteira.
Post -9
5 months ago
7 comments:
Espectacular post de denúncia! Escreveste tudo. Posso assinar por baixo?:)
beijos
subscrevo as palavras de wind e já assinei:):)
apoiado!!!
O simples sobreviver neste país,é em si mesmo uma manifestação de arte!
Assinem todos. É sinal que acertei no alvo...
Escrita de intervenção :) Gostei muito do texto.
Sim o país está bem desfocado...
Mas tudo se esquece com os futebóis, infelizmente.
Esse excerto da obra está magnifico.
Adorei essa obra quando a li.
Bom Domingo
Post a Comment