Thursday, May 04, 2006

O amor é uma tarefa árdua e indecifrável que vagueia ao sabor dos dias

O texto que a seguir transcrevo foi-me deixado aqui, a propósito do que escrevi sobre a deficiência. Mas a autora apagou-o.
Eu gostei dele e pedi-lhe autorização para o editar porque vale a pena.
A Fatyly também sabe do que falo.

E é exactamente à minha amiga damelum que lanço o desafio de continuar a divulgação de instituições de solidaridade, que o Rui me passou .

E depois...
...é que terá de escrever.






Lembro-me das perguntas repetitivas e controladoras, das regras impostas e nunca discutidas, dos gritos e das exigências e de como eu não compreendia. Lembro-me das fugas e dos devaneios e das culpas murmuradas entre dentes, quando achamos que somos donos da verdade, e de pensar que a vida não era justa e que todas as famílias cabiam no modelo que eu imaginara. Lembro-me da sensação dos papéis trocados, dos pedidos de conselhos, de como eram indefinidas e desajustadas as funções de cada um e sentia-me crescer demasiado para o meu tempo. Depois recordo o dia da troca definitiva de papéis, dos olhos a implorarem colo, dos pedidos desajustados de ajuda e da fuga para o outro lado do nada. E não a vi, não a encontrei mais. Nem a presença controladora e impositiva que me marcava os dias nem o discurso, por vezes desconexo, mas revelador de um amor imenso. Nada estava lá, fugira para uma outra margem, muito fora do meu alcance.

Chama-se L. e é a minha mãe. Hoje está de volta, provando-me que o amor é uma tarefa árdua e indecifrável que vagueia ao sabor dos dias.


texto de damelum.

11 comments:

Eli said...

hmmm

mfc said...

Sempre linda, muito nossa e insubstituível!

wind said...

Sem saber o que escrever...beijos

Anonymous said...

Sim elipse! Um texto comovente de uma inversão de papéis, por vezes tão repentino e precoce. Um abraço sincero a damelume porque como diz mfc..."sempre linda, muito nossa e insubstituível"!

Beijos

Anonymous said...

Adorei este texto... e esta definição do amor...

Fábula said...

sinto e suspiro

SoNosCredita said...

texto lindíssimo!

Anonymous said...

Adorei...

ivamarle said...

um texto pungente como este, nunca deve ser apagado.

Mónica said...

mãe tirana? "revelador de amor imenso"?

tenho uma mãe balda pra troca será que ela quer??? hehehe

Mónica said...

ah damelum há acordo! bom, se ficas com metade da minha parte cada evz tenho menos mãe...a não ser que me dês metade da tua mãe e assim a coisa até compensa :-)))