Saturday, April 22, 2006

Aproximação a Brecht? Hummm...só se for pelos elos de uma corrente...


A Wind deixou-me o desafio mas a origem veio daqui. Para quê? Para seguir as palavras de um poema de Brecht ( a bold) e acrescentar outras que rimassem à minha vontade. Segui a métrica e rimei desta forma...


Alegrias, são benvindas em todos os dias
Dores, se pudesse vestia-lhes cores
Casos, se te desse a escolher que farias
Conselhos, são inúteis em casos de amores

Meninas, as dos olhos, às vezes são luz

Mulheres, todas juntas complicam a vida
Orgasmos, se é para hoje não há que hesitar
Ódios, se os cultivas é guerra perdida
Domicílios, posso ir, se não for p’ra ficar

Adeuses, já me vi a acenar sem coragem
Artes, dou-lhes forma alinhando as palavras
Professores, sei de perto o que são e o que fazem
Prazeres, vias férteis em plena viagem

Projectos
, construções à medida dos sonhos

Inimigos, já esgotei as raivas, já não vejo
Amigos, o prazer da conversa e o gosto
Cor, é com ela que pinto o desejo
Meses, numas férias na praia, em Agosto

Elementos, natureza em jeito de obra-prima
Divindades, já caídas dos céus, por descrença
Vida, raio de sol que desponta e anima
Morte, a dos sonhos traz sempre falência.


Ivamarle, Bastet, Fausta, querem tentar?

14 comments:

Anonymous said...

Parabéns pois ficou fantástico!

wind said...

Yessssssssssssssssssssss:) Parabéns e obrigada:) Eu sabia que ao desafiar-te ias fazer algo espectacular e não me enganei:) beijos

Fausta Paixão said...

Ok... mas a minha poesia é mais terra a terra, ou antes, corpo a corpo.
Não digas que eu não te avisei.

Anonymous said...

Lindo :-)

ivamarle said...

Brecht???? Agora é que tu me lixaste...tudo o que apresentar não chegará nunca a ser uma tentativa poética desfalecendo, perante a magnitude das palavras já ditas. No entanto, por respeito a ti e pelo prazer que tenho da tua companhia, vou tentar...

Anonymous said...

Brecht (...)fazendo mais apelo à razão do que ao sentimento, deve desencadear no espectador uma tomada de consciência(...)
....
....
e sem ninguém pedir-me eu também entrei e aqui deixo:):):)
sem qualquer geito:):):):)

"Lista de Preferências" de Bertolt Brecht
I
Alegrias, apenas as sonhadas
Dores, sentidas em silêncio
Casos, batidos em almofadas
Conselhos, de quem mete medo.
II
Meninas, e meninos que se amam
Mulheres, e homens que se odeiam
Orgasmos, que nunca sentiram
Ódios, que assim se cultivam
Domicílios, onde se espancam!
III
Adeuses, tão provocatórios
Artes, tão medievais
Professores, de manicómios
Prazeres, de animais
Projetos, sem qualquer vitória
Inimigos, que ficam na história
Amigos, para nunca jamais.
IV
Cores, vencidas pelo negro
Meses, entre quatro paredes
Elementos, dum puzzle ao vento
Divindades, já inexistentes
Vidas, que nesse sofrimento
Mortes, escape e latentes!

wind said...

Editei-te Fatyly:) beijos

Anonymous said...

wind obrigado!!! Fiquei sem palavras!

mfc said...

Como eu gostava de escrever assim!
Um beijo.

ivamarle said...

minha querida, já tentei mas não saiu nada de jeito, no entanto foi com a melhor das intenções; se a inspiração correspondesse tinha saído melhor...

Elipse said...

Iva não te minimizes, fui ver e está fantástico.
O objectivo, segundo fui ver à origem, era que cada um fizesse como que associação livre...
Fatily, já vi que também foste à origem, como é teu hábito. Boa!

Pirata, marcarei encontro com Brecht um dia destes.

Bastet said...

Vou responder sim Elipse. de resto têm sido os teus desafios que me têm feito escrever. Obrigada. Mesmo.

Mónica said...

gostei da fatyly

Mónica said...

(não te atrevas a comentar o meu...que noia)