Monday, January 23, 2006

(Meu) Canto negro


A minha glória é esta
Criar desumanidades
Não acompanhar ninguém


(José Régio, Cântico negro)


Glória sinistra, gémea da minha
Glória que se cola à pele em dias frios
Sibilando loucuras
E em segredo, ainda, espanta como um facho ardente
Que ninguém viu;
Glória de estar sentada em jardins
Que me nascem dos olhos
Colhendo personagens como pétalas de bem-querer
Em canteiros de dupla face;
Glória invertida, a minha
Enfiada num umbigo sem asas
A fingir que voa
Glória rasa, réptil, repugnante.

Ah, mas não vou por aí.
Nunca esperes por mim
Que o meu caminho escapa-se sempre por um triz;
A minha glória é esta. Desumana.


9 comments:

mfc said...

É grito de revolta, é a não conformação, é a estridente beleza dos espíritos livres, que julgam não voar mesmo quando alto voam!

Artur Torrado said...

Gostava de olhar de perto para essa palavra que 'acompanha'. E para o 'caminho' também. Porque há sempre algo errado num caminho, nem que seja o de existir. Hoje gosto de pensá-lo - o caminho - como o que se vê quando se olha para trás. Porque o que está à frente escapa-se sempre por um triz. E acompanhar, é a curiosa coincidência de os caminhos se cruzarem.

joaninha said...

... e os caminhos cruzam-se...e nós numa encruzilhada, cheias de indecisão, apenas nos resta caminho nenhum … e sentadas nesse jardim do imaginário, somos pó, somos o pensamento de quem já nem pensa…

Anonymous said...

Tenho eu também um umbigo sem asas e finjo que voo. Mas ao menos enquanto finjo parece-me mesmo que voo e sou feliz nesses bocadinhos...

"Glória de estar sentada em jardins
Que me nascem dos olhos
Colhendo personagens como pétalas de bem-querer" - sim, fazes-me nascer jardins nos olhos e na imaginação com essas tuas personagens-pétalas de bem querer, com as tuas palavras-sopros de mundos ao alcance do nosso pensamento. São tapetes voadores as tuas palavras, ao alcance de um click!

addiragram said...

Querida amiga, vou deixar novo endereço do Aguarelas no Aguarelas..Depois ...estou a preparar novo blog, em paralelo, que, em princípio terá o nome muito nosso conhecido-" Reflexos de um olhar". Este, estará virado para esse encontro "impossível"entre o olhar e a escrita... agora, no domínio dos autores desconhecidos.Novos desenvolvimentos virão a lume.Um beijo

addiragram said...

É verdade, esquecia-me de dizer o mais importante.Acho-te cada vez mais pessoana.

peciscas said...

Não é desumanidade.
É a afirmação a que todos temos direito!

Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

este teu desencanto é de encantar :)

Anonymous said...

A poesia é, obviamente, da sua conta pelo que me atrevo a fazer-lhe um convite: visite o Estúdio Raposa.
Onde fica?
Escreva no Google "estudio raposa" e vai lá dar. A porta não está fechada. Basta empurrar.
Luis Gaspar