Tuesday, December 06, 2005

Reflexões em Pisa

Falava-se de cidadania e a Aula Magna estava cheia. Toda a Europa estava representada e a participante espanhola cansou a assistência com um inglês medonho; depois a grega, com referências à politeia e à fratria. Foi às origens e colheu aplausos. Mas o inglês era sibilado (risos). Depois a flamenga a referir a necessidade de se repensar o conceito dada a mistura étnica a que o continente europeu vai assistindo. Ao húngaro perdi-lhe o fio, porque falou de emigrantes húngaros nos EUA mas tocou em Kant ou manifestou essa intenção. Abandonei o esforço.
Das ligações religiosas à secularização do conceito; dos medievalistas aos contemporâneos, todos envolvidos num gosto comum – escrever a História.
Ficou-me a questão que o francês usou para pôr o grupo a reflectir – o que é um francês? – e pensei que ter de provar a minha cidadania não seria assim um acto tão linear. Porque nasci em Portugal? (dantes, os filhos dos residentes coloniais ou emigrantes vinham cá nascer).
Porque falo português? (também um imigrante moldavo fala).
Porque tenho nacionalidade? (qualquer estrangeiro a pode adquirir).
E vocês, são portugueses porque…..

20 comments:

Rosario Andrade said...

Querida Palavras...
Eu pessoalmente nao podia sentir-me mais europeia. Este é o terceiro pais europeu em que vivo e se me lembro das origens, é apenas pelo halito calido do pensamento, a familia e os amigos. Talvez seja um pouco arriza... mas de facto nao me importo de viver num outro pais europeu. Considero que tenho os mesmos direitos que os locais e sinto-me bem...

Abracicos!

Toze said...

Porque sou Português ???

Sei lá !!!

Carlos Azevedo said...

Porque não posso deixar de viver em Lisboa, faço parte de Lisboa, sofro quando estou longe, noutro país. Adoro voltar, por isso é fácil responder :)

Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

já te respondo ;)

Unknown said...

as pessoas são como... o vento sentem-se... e sentam-se a espera de algo... eu adoro sentir-me eu...,mesmo que num pais de estranho como o nosso.

Anonymous said...

Chamam-me muita coisa e às vezes chamam-me português. Tenho um cartão oficial do clube onde isso está escrito. O facto é que toda a razão de ser assim é anterior a mim. Não fui tido nem achado. Inscreveram-me sem me perguntar e, provavelmente fizeram-no com orgulho. Poderia, é certo, ter feito qualquer coisa para passar a ser outra coisa qualquer. Mas não fiz. E por isso dizem que sou português. E eu também digo, embora não seja por razão nenhuma a não ser por inércia. Por inércia e por acaso: duas boas razões para ser português.

armando s. sousa said...

A minha língua é a minha Pátria.
Sou português.
Um abraço.

Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

Já respondi. no Divas ;)

beijokos

Mushu said...

Sou portuguesa porque me obrigam!
Mas olha que detestava ser espanhola!

Elipse said...

Já tencionava responder no próximo post, pirata...ainda estou em reflexão! É que, de repente, não basta ter nascido aqui... não basta ter uma língua própria, não basta ter fronteiras ou sentir saudades, ter referências históricas ou outras... nem sequer ter este sentimento de minoridade que nos caracteriza e nos permite ir chorando todos os dias...
Escreverei sobre isso um dia destes.

Poesia Portuguesa said...

Pois é... sou Portuguesa!

Talvez por isso mesmo, um blog de Poesia Portuguesa!

Se não fosse Portuguesa, seria... Portuguesa...

Abraço e bom feriado ;)

Menina Marota said...

Sou Portuguesa porque... apesar de não ter sido eu a escolher a minha nacionalidade, ela já vem de longe na minha Família. E, eu respeito e gosto de tradição...

Um abraço e bom feriado :)

addiragram said...

...porque qdo me olhavam em pequena e me diziam : pareces mesmo estrangeira, a quem é que tu sais? podias ser..., podias ser..., podias ser...eu saltava da minha timidez e dizia: Não, eu sou portuguesa! e nenhuma de todas aquelas múltiplas nacionalidades, então, ainda mais aliciantes, me fazia quer ser outra coisa daquela que eu era,...para o bem e para o mal.

peciscas said...

Sou português...
...talvez porque sou masoquista.

mfc said...

.... foi um acidente fatal que me aconteceu e de que ainda não consegui recuperar!
Falando sério, sou Europeu, ou pelo menos pretendo sê-lo.

Mónica said...

sou porque africa tb era portugal, porque gosto de bacalhau, pataniscas, peixinhos da horta, sopa, falo alto, tenho teorias próprias, sou pessimista, olho os estrangeiros com admiração!
ah detesto o fado, vinho, rezas, chegar atrasada, reuniões ao almoço, cunhas, arrogância e preconceito de pobre!
serei mesmo portuguesa??
:-)))

Mónica said...

claro falo e escrevo esta lingua! aí sim sou portuguesa e adoro que poucos no mundo me entendam, é uma lingua secreta previlegio de alguns!
pois convencida!

Claudia Sousa Dias said...

Um excelente texto para eviar para o Alberto João da Madeira para ele comentar!

CSD

Tino said...

Eu sou de todos os países do mundo desde que me sinta bem e feliz no lugar onde me encontro... :)
Um beijinho grande! Agora estou em Portugal...por isso neste momento souy português!

Elipse said...

De facto O VPV não poupa ninguém no seu estilo cáustico. E tem razão, quer nas reflexões sobre a língua quer no à parte da História do Capuchinho Vermelho em síntese...
É, de facto, aquilo que me parece ser a principal marca da nacionalidade - a língua - a ser descurada, mas não é só pela supressão do exame, é coisa que vem de há três décadas e ainda não tem solução à vista neste ensino que vamos fazendo...ou desfazendo...
Adiado por mais uns dias o meu texto sobre o assunto por falta de tempo.