Thursday, December 22, 2005

Balanço de fim de ano

O beijo saudoso recorda conversas agradáveis ao fim do dia quando o frio chegava de repente e obrigava um corpo a pedir emprestado o calor do outro; ou quando o sol se punha sobre o espanto das palavras e a cumplicidade dos olhos e trazia em si a noite; ou a meio de uma tarde de sol a bater nas ondas e nas roupas-agasalhos de fim de Outono. Tudo em sonho construído na estação das memórias.

As palavras, sempre muitas, contudo insuficientes para dizer o que a parte de dentro da frieza de fora não sabia exprimir, recordam-se em textos inventados que os outros supõem nascidos do coração, não sendo o coração a nascente da verdade mas do fingir secreto que é um fingir verdadeiro. Todas apagadas agora, por ser impossível lembrar se eram bem recebidas ou se era eu que as escrevia para as inventar nos seus símbolos. Tudo em memórias fora da estação construída.

O sorriso de natal – que não é alegre mas também não é triste – é apenas o que é, um sorriso escrito numa mensagem rápida a lembrar que me lembro de dias passados no passado; era eu uma mulher destra a cultivar emancipações e a coleccionar lembranças que ficaram numa folha de fim de Outono guardada numa gaveta, não sendo meu costume povoar gavetas. Tudo em estações construídas dentro das memórias.

Vai, então, o beijo em correio urgente para chegar ainda esta semana pois a seguir é Natal e as construções desfazem-se com as memórias da estação, em balanço rotineiro de fim de ano.

7 comments:

Hipatia said...

Ponho sempre as minhas esperanças no novo ano que se inicia. E, talvez por isso, não sei dar abraços corriqueiros de ano novo :))

armando s. sousa said...

Olá Anabela,

Como não podia deixar de ser, passo aqui para deixar os meus votos de um Santo e Feliz Natal, extensível a todos aqueles que te são queridos.
Que o Pai Natal seja generoso e que te traga tudo aquilo que desejas.
Beijinhos.

Leonor C.. said...

Como eu gostava de ser como a Hipatia! No entanto, pensamento positivo!

Bjs.

addiragram said...

Deixo-te aqui a minha árvore de Natal,que talvez sirva numa qualquer circunstância. Um beijo para ti .

mfc said...

Todos os nossos sonhos, uma vez sonhados, são já memória. Memória é também o Natal, os passados e o que aí vem, porque já sonhado.
Obrigado pelos votos de Bom Natal ditos como a Palavras sabe dizer.
Para ti, bons sonhos de Natal que se converterão em memórias.
Um beijo.

Graca Neves - mgbon said...

Que este seja mais um Natal de sonhos e com sonhos doces. Para o ano de 2006 desejo-te tudo de bom e continua a deliciar-nos com a tua escrita.
Beijinhos.

mixtu said...

beijo recebido :)