Saturday, March 10, 2007

5. a razão

Koré - Grécia Antiga






não lhe chega ter prescindido do riso leve e solto, não lhe chega ter guardado a espontaneidade dos gestos, não lhe chega a reclusão do corpo; quer mais de mim, a razão.
diz que contrair os lábios é teimosia que sai do sentimento; vai ao lugar do esconderijo e diz aos gestos que não há nobreza no esforço se eles se encolhem no lado de dentro do mármore; impõe-me o olhar directo ao sol e diz que é necessário resistir.
concedo-lhe o poder de me comandar os passos.
estou nas suas mãos. diz que não é suficiente.
exige que entregue a vida.

8 comments:

mfc said...

É preciso ter-se juízo. A vida não é para ser vivida ajuizadamente.

mixtu said...

a vida... cuidado que é preciosa :)

besitos

mixtu said...

frankfurt... 6ª razão...
fazer escala num sítio só por fazer escala...
ir e não conhecer, assim acontece com as pessoas... por vezes bebemos copos com elas e ... só fazemos escala... :)

Elipse said...

para algumas pessoas a vida é uma escala.
para mim não é... mas tens razão... há pessoas que o são. mas olha que também depende da maneira como as vês. nem tudo está nos outros.

Anonymous said...

A tua vida é a razão do teu viver.
A minha vida é a razão do meu viver.
Todos temos razões diferentes de encarar a vida, mas por mim falo, jamais procurar nos outros os ingredientes que modificaram ou modifiquem a nossa "razão"...tempo perdido e inexplicável.

"a razão que a própria razão desconhece" (não sei o autor)

Beijos sinceros

asdrubal tudo bem said...

É o que dá a primavera. Começam a aparecer as flores e as abelhas e depois dá nisto.

Erecteu said...

Entre uma e outra vejo-me dividido mas cá para nós que ninguém nos lê, sejamos razoáveis, deliro com as partidinhas que a emoção prega à razão.

ivamarle said...

a razão...a insanidade...quem as definiu, ou define? Que razão quer de ti? A entrega da razão, far-nos-à insanos?...

acho que ia dizer outra coisa qualquer, mas afinal, saiu-me isto...