Sunday, March 04, 2007

Sobre a globalização

imagem daqui


Comentário promovido a post


A preponderância de modelos e a sua transposição, às vezes cega, para outras culturas, não será também resultado de uma, quase íntrinseca, falha narcísica?


7 comments:

jorge esteves said...

A globalização, afinal como todas as modas passará, inevitavelmente, pelo cadinho do Tempo...
Abraço

Unknown said...

A desvalorização de valores próprios e a adopção de outros pela sua sobrevalorização é de facto um colapso narcísico.

asdrubal tudo bem said...

Vou ali tirar um cusro de Português e já volto para fazer o comentário.

asdrubal tudo bem said...

já voltei.
a transposição de modelos para outras culturas tem muitas vezes a ver com falta de inteligência, falta de imaginação e falta de vontade de trabalhar´(é muito mais fácil aproveitar o que já está feito)

addiragram said...

E, para podermos usar a operacionalidade e o discernimento, para não nos deixarmos levar por uma assimilação/importação passiva,não teremos de ter de nós mesmos uma força que vem( a meu ver) de uma imagem segura e positiva do que somos?
Pensemos nos nossos pequenos exemplos domésticos e comesinhos e encontraremos seguramente, em cada um de nós, situações em que nos deixámos arrastar por escolhas que não foram, de facto, nossas.
Foi isto que eu quiz dizer.

Elipse said...

é facil a todos nós preferirmos modelos já feitos. Ir conta a corrente implica esforço e às vezes não temos ânimo. Mas isso é uma parte do assunto, que explica muito seguidismo, nem sempre consciente.
A outra parte é o desejo de imitação que é quase inerente ao ser humano na sua tentativa de integração. Ser aceite é uma imposição que acaba por fazer perder essa tar marca narcísica que se revelaria útil.
... mas estou a falar de generalidades... depois há a comunicação, a mediatização, o marketing...

ivamarle said...

como começo as visitas sempre pelos dias mais antigos, ao acabar de ler esse comentário no post anterior, pensei que era uma bela frase e que merecia uma tertúlia.Dá-me arrepios na espinha quando isto me acontece...