Tuesday, February 27, 2007

3. infância







lembro-me de quando pousava na mão o menino Jesus do presépio, guardado no cesto dos brinquedos, junto dos tachinhos e das bonecas de plástico; ficava a contemplar a figura despida colocando-me sob os poderes sagrados; lembro-me que às vezes o padre entrava na sala de aula, a meio da manhã e falava de pecados;
pecados?, não os sabia, não me pesavam; contudo a palavra foi ficando, inibindo a liberdade dos gestos em certos dias;
lembro-me de jogar ao prego na rua e de fazer covinhas para os berlindes, na terra; e de um baloiço pendurado na oliveira, à entrada a casa da avó; se me empurrassem com força chegava com os pés ao céu, mas não queria entrar no céu, só se ia para o céu quando se morria e eu tinha ainda que descobrir o que estava para além do fim da rua;
lá ao fundo havia um pinhal e tanto me intrigava o que havia depois do arvoredo; era o mundo, e eu, ansiosa, fechava os olhos; colocava na paisagem imaginada todos os restos das conversas que ouvia e tentava construi-lo a partir desses fragmentos.

9 comments:

Anonymous said...

....

Elipse said...

pedra da galé, estou confusa com as datas. ajuda-me.

26 de março, sim... e mais? 26 de fevereiro?

mandei email mas veio devolvido. manda para aqui o endereço correcto.

palavras.em.linha@gmail.com

beijos

~pi said...

da construção do mundo a partir de coisas ínfimas...

rir como riem as crianças a olhar o que mais ninguém vê.

(eu vejo às vezes. tem dias...)

Maria do Rosário Sousa Fardilha said...

bom recordar esse passado, cheio de mágicas e santas figuras, de porcelana ou de carne.

un dress said...

emocionar é que já é Outra história!...não contém argumentos...

partilho as tuas emoções- são boas e belas,:)

Erecteu said...

Bela forma de expores memorias.

Elipse said...

obrigada amigo pirata pela referência. Preciosa!

Fatyly said...

um momento mágico:)

Beijos

ivamarle said...

estou a gostar destas memórias ;-)